A história da região Centro-Sul se mistura com a criação da cidade de Belo Horizonte. O vilarejo que antes era chamado de Curral Del Rey foi desapropriado para dar lugar à nova capital do estado de Minas, isto, por decreto assinado pelo Dr. Augusto de Lima, em 1891.

Em 1895 Aarão Reis, até então chefe da comissão de construção da nova capital, terminou a planta básica. Ele inovou ao escolher fazer uma planta em que as ruas se cruzam na diagonal, ao invés do clássico xadrez das grandes cidades como Washington e Paris. O projeto era ambicioso e faraônico para a época, mas foi projetado com um olhar para o futuro, com avenidas e ruas mais largas que as convencionais da época.

Nesse mesmo ano, foram leiloados os lotes para a construção de comércios. Aqueles que adquirissem os lotes teriam o prazo de quatro anos para construir. A idéia era tornar Belo Horizonte o centro comercial do Estado em pouco tempo.

Em 12 de dezembro de 1897 é inaugurada a nova capital do estado de Minas, Belo Horizonte. A cidade foi crescendo e sua importância política e econômica também. Em 1914 a cidade já passava dos 42 mil habitantes.

A região Centro-Sul sempre foi o pólo do comércio e serviços da cidade. Ao longo dos anos foi concentrando as mais importantes atividades comerciais e financeiras, tendo sempre a responsabilidade de incentivar o crescimento das demais regiões. Durante a década de 80, a região Centro-Sul sofreu as mais intensas transformações. A região da Savassi passou de área residencial para área comercial, e aos poucos, foi competindo com o centro histórico. A área de dentro da Contorno teve uma grande redução populacional, enquanto a área externa crescia em demasia.

Houve uma verticalização das edificações, o que criou grandes prédios comerciais e residenciais, uma forma de aproveitar melhor o espaço que se valorizava. Mais tarde o centro histórico iria abraçar a Savassi, consolidando a região Centro-Sul como referência comercial, financeira e política da grande Belo Horizonte. Durante esse processo a zona sul consagrou-se como região nobre, mesmo possuindo grandes aglomerados.

 

Histórias dos bairros da região Centro-Sul

 
 
 
 
 
 
 

 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&
 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar