Localizada a sudoeste de Belo Horizonte, a região do Barreiro faz limite com os municípios de Contagem, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima. Ela é formada por 54 bairros e 18 vilas, com 70mil domicílios que abrigam 283.544 habitantes, conforme levantamento do Censo, realizado em 2010.

Com mais de 150 anos, contados a partir do registro da Fazenda Barreiro, datado de 3 de agosto de 1855, a região tornou-se um pólo que integra Belo Horizonte a municípios vizinhos e tem grande potencial de desenvolvimento. Seu território de 53km² de extensão ainda possui muitas áreas desocupadas que atraem novos moradores e empresas, impulsionando o crescimento local.

Coexistindo com a intensa atividade industrial e comercial da região, há diversas áreas verdes e nascentes. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça se destaca como terceiro maior parque em área urbana do país. Ele abriga seis importantes mananciais de água que abastecem parte da região metropolitana de Belo Horizonte. O Ribeirão Arrudas, que corta a cidade, nasce nesta região, pela junção das águas das bacias do Jatobá, Barreiro e Bonsucesso, formadas por nove córregos que totalizam 40 km de extensão. Além disso, a Prefeitura mantém quatro parques com área verde e equipamentos de esporte e lazer: o Parque das Águas Roberto Burle Marx (Av. Ximango, 809 - Flávio Marques Lisboa), Parque Carlos de Faria Tavares (Av. Perimetral, 800 - Vila Pinho), Parque Ecológico Padre Alfredo Sabeta (Rua Antônio Teixeira Dias - Teixeira Dias) e o Parque Ecológico Vida e Esperança do Tirol (Av. Expedito de Faria Tavares - Tirol).

Secretaria de Administração Regional Municipal Barreiro: Av. Sinfrônio Brochado, 587, Barreiro. Telefone: 3277-5975

 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar