O papel da GEDESP

A elaboração e execução de programas que garantam a formação e o desenvolvimento profissional dos agentes públicos é uma das competências da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos – SMARH, que por intermédio da Gerência de Desenvolvimento Profissional – GEDESP, atua de forma conjunta e integrada a outros órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.Neste contexto, cabe à GEDESP incentivar e promover a pesquisa e a elaboração de propostas de metodologias de ensino e aprendizagem que promovam o constante aprimoramento dos programas de capacitação e desenvolvimento profissional.Considerando a necessidade de apoiar iniciativas individuais dos servidores em sua formação, a GEDESP realiza, ainda, a análise das solicitações de licença para aperfeiçoamento profissional e para participação em cursos e eventos externos à PBH.Para atender à demanda global de desenvolvimento profissional na PBH, promover o debate e permitir o compartilhamento de soluções de capacitação entre os órgãos e entidades, em janeiro de 2010 foi criada a Escola Virtual de Governo – EVG.

A Escola de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte

A EVG foi instituída pelo Decreto nº 13.858 para promover a educação permanente seguindo uma tendência na esfera pública. Diversas Escolas de Governo foram criadas na década de 90 por todo o Brasil e representam uma visão moderna de gestão de pessoas. Na Prefeitura de Belo Horizonte a EVG foi concebida como parte do Projeto Sustentador Gestão Estratégica de Pessoas, que se vincula à área de resultado da Modernidade, sendo de sua competência a promoção de atividades e cursos destinados à capacitação, atualização e qualificação profissional de servidores e empregados públicos municipais.Como o próprio nome indica, uma escola é um espaço de formação, onde se ministra ensino. Uma Escola de Governo é um espaço de aprendizagem organizado por uma instância governamental. A Escola Virtual de Governo da PBH, assim foi nomeada por tratar-se de uma escola que não possui uma estrutura física convencional, e a oferta de cursos se dá pela contratação externa de instituições que ofereçam o conteúdo solicitado e a infraestrutura necessária.Desta forma, a EVG organiza e oferece diversas modalidades de cursos, ministrados por instituições de ensino públicas e privadas, conveniadas e/ou contratadas pelo município. São ofertados cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização de acordo com os interesses da administração pública municipal e sempre com vistas ao aprimoramento profissional dos servidores e a melhoria da prestação de serviços ao cidadão, tendo em vista o cumprimento de metas estabelecidas conforme as políticas municipais.

A EVG e a gestão compartilhada

A gestão da EVG é feita por uma comissão composta por um representante de cada um dos órgãos da Administração direta e indireta do Município, que tem como tarefa o compartilhamento e o repasse de informações relativas às atividades de educação permanente oferecidas, ao Plano Anual de Educação Permanente e às demandas de capacitação do órgão/entidade que ele representa. Além disso, os membros da EVG participam de reuniões periódicas para debater os assuntos pertinentes ao desenvolvimento profissional dos servidores.O gestor da EVG é também responsável por identificar os servidores que têm o perfil indicado para cada curso, efetuar as inscrições e acompanhar a participação dos servidores/empregados nos cursos.Todas as atividades e cursos promovidos pela EVG são divulgados pelos membros da comissão gestora em seus respectivos órgãos e entidades, publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e na Sala do Servidor.

Atividades promovidas

A EVG dedica atenção especial ao servidor recém-admitido, propiciando sua inserção através do programa de capacitação do novo servidor. O programa fornece ao servidor novato as informações institucionais essenciais, esclarece aspectos funcionais, além de viabilizar a oportunidade de compartilhar conhecimentos pertinentes à sua área de atuação. A EVG também oferece o curso de Redação Oficial cujo objetivo é instrumentalizar os servidores para a redação de textos oficiais objetivos, claros e concisos utilizando o padrão culto da língua.Como alternativa para complementar o desenvolvimento profissional, a EVG também promove parcerias com órgãos externos que venham a contribuir para o aperfeiçoamento dos servidores e empregados públicos.Além disso, visando uma formação continuada, a EVG tem investido na política de formalização de convênios com universidades, possibilitando aos servidores descontos em cursos diversos de graduação e pós-graduação.

Representantes da EVG

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar