• Error 520 Ray ID: 2bbd3f0fcc7c1000 • 2016-07-01 22:20:38 UTC

    Web server is returning an unknown error

    You

    Browser

    Working
    São Paulo

    CloudFlare

    Working
    tinyurl.com

    Host

    Error

    What happened?

    There is an unknown connection issue between CloudFlare and the origin web server. As a result, the web page can not be displayed.

    What can I do?

    If you are a visitor of this website:

    Please try again in a few minutes.

    If you are the owner of this website:

    There is an issue between CloudFlare's cache and your origin web server. CloudFlare monitors for these errors and automatically investigates the cause. To help support the investigation, you can pull the corresponding error log from your web server and submit it our support team. Please include the Ray ID (which is at the bottom of this error page). Additional troubleshooting resources.

    ' ,url: ' ' ,action: 'tweet' ,count_url: 'http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=politicassociais&tax=7680&lang=pt_BR&pg=5567&taxp=0' ,mode: 'insert' ,layout: 'horizontal' } jqSocial.gerarTwitter("#id-prt-rede-social-tw-8479",optsTW); });

A SMPS é responsável pela gestão de dois dos maiores programas integradores das políticas sociais da PBH, o Bolsa Família e o BH Cidadania. A gerência das unidades de Farmácia Popular do Brasil, sob responsabilidade da Prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde, também está a cargo da secretaria. Coordena também outros programas importantes de transferência de renda, como o Meio Passe Estudantil, que beneficia milhares de estudantes do ensino médio com desconto no transporte coletivo.

Na área de Direitos de Cidadania a Secretaria de Políticas Sociais atua em três grandes eixos: Educação Política em Direitos Humanos e Cidadania, Promoção de Ações Afirmativas e Atendimento Psicossocial e Orientação Jurídica. Neste contexto, coordena políticas públicas voltadas para os idosos, população LGBT (Lésbicas, Gays , Bissexuais e Travestis) e igualdade racial. O Procon também está sob a alçada da SMPS e realiza todo o trabalho de orientação e atendimento ao público em geral.

Uma das grandes frentes do trabalho está no campo da assistência social, através da gestão de projetos de largo alcance em áreas como a proteção à criança e ao adolescente, o combate ao trabalho infantil e os programas de voluntariado. Atua diretamente em consonância com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e aos conselhos de direitos ligados à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

No contexto das políticas de segurança alimentar e nutricional, atua na gestão de grandes programas, como os restaurantes populares, feiras livres, programa ABC de abastecimento, fomento à agricultura urbana; abastecimento e Regulação do Mercado, educação para o consumo alimentar, capacitação e qualificação profissional e gestão de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional.

Estruturado a partir dos princípios da descentralização, intersetorialidade, territorialidade e participação cidadã, o PROGRAMA BH CIDADANIA é um dos mais importantes sob gestão da SMPS. Está implantado nas nove regionais da cidade, em áreas de grande vulnerabilidade social, identificadas por meio de diversos indicadores sociais, gerando o Mapa de Áreas Prioritárias para Inclusão Social. O BH Cidadania representa um novo modelo de gestão das Políticas Sociais, integrando as ações das secretarias adjuntas de Assistência, Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos de Cidadania; das secretarias de Educação e Saúde e da Fundação Municipal de Cultura, de acordo com os princípios da intersetorialidade, atuando com foco na família e não no indivíduo, isoladamente.

A SMPS atua também por meio da Câmara Intersetorial de Políticas Sociais (CIPS) no planejamento e gestão dos programas e ações da área social. A CIPS discute novos investimentos, execução orçamentária das secretarias envolvidas e o planejamento estratégico da política social em Belo Horizonte e é composta pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais (cujo secretário é o coordenador) e suas respectivas secretarias adjuntas, Secretarias de Educação e Saúde e Fundação Municipal de Cultura.