O projeto Família Cidadã, Cidade Solidária está sendo implantado nos 33 núcleos do Programa BH Cidadania, em parceria com o Instituto Yara Tupynambá. Coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS), o projeto consiste na utilização da metodologia de atendimento da Associação Saúde Criança (ASC), fundada no Rio de Janeiro, visando a oferecer atendimento/apoio emergencial e intensivo às famílias em situação de maior risco social da Capital.

Em Belo Horizonte, a adoção dessa metodologia também busca estabelecer, de forma singular, uma parceria entre poder público, empresários e organizações da sociedade civil cujo compromisso é melhorar a vida das famílias atendidas, a partir de um Plano de Ação Familiar (PAF). Nesse sentido, a Prefeitura de Belo Horizonte se destaca por colocar o atendimento integral às famílias definitivamente no foco central das políticas públicas, integrando diversas ações da administração municipal para promover a proteção social e os direitos humanos daquelas que se encontram em situação de risco.

Por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), é feito um diagnóstico das famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, com critérios que incorporam renda, saúde e garantia de direitos. A partir desse mix, é possível estabelecer-se um foco de trabalho mais específico para essas famílias e para outras políticas, inclusive incorporando a política de Habitação, além de se criar um ambiente muito propício para outras intervenções, como a de qualificação, abrigamento, garantias de direitos, combate à desnutrição.

Qualificação

Executado pelo Instituto Yara Tupynambá, o curso de Oficial da Construção Civil também oferece conteúdos de formação social, como relações humanas, ética, cidadania e conteúdos específicos que abordam desde a matemática aplicada à construção civil até alvenaria, acabamento, elétrica, hidráulica, pintura, carpintaria e segurança no trabalho. Além de qualificação, o curso promove a intervenção física em moradias das famílias atendidas pelo Programa BH Cidadania durante as aulas práticas desenvolvidas, como pintura de paredes, reforma do sistema hidráulico e elétrico entre outras ações.