Centro de Extensão em Educação Ambiental / Sala Verde (CEEA)

A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente / SMMA, desenvolve atividades educativas no Centro de Extensão em Educação Ambiental que tem como fio condutor a Agenda 21. Nele são realizadas práticas que possibilitam à coletividade conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais. Esse trabalho, realizado desde 1994, foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2005, com o título de Sala Verde - Espaço Interativo de Formação Socioambiental. As atividades são realizadas nos meses de março a junho e de agosto a novembro e podem ser consultadas em Programação de Educação Ambiental, pelo telefone 31 3246-0600 ou solicitadas para recebimento através de correio eletrônico cadastrando-se na página do grupo. O público destas atividades são cidadãos a partir de 16 anos exceto a Ecoteca que atende a todas as idades. O CEEA situa-se na Av. Alvares Cabral, 217, 14º e 15º andares, Bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 31 3246-0600 ou pelo correio eletrônico geeda@pbh.gov.br.

Conheça as atividades promovidas pelo CEEA:

Oficinas de Educação Ambiental


As oficinas abordam diversos temas e a construção do conhecimento se faz de forma interativa, lúdica e artística, com reflexões e debates. O processo educativo visa a orientar os participantes sobre a realidade em que vivem, incentivando-os a promover melhorias no seu contexto socioambiental. Conteúdos: Agenda 21, história ambiental, aspectos naturais e intervenções humanas, uso dos recursos naturais, poluição sonora, participação popular e cidadania, recursos hídricos, saneamento, unidades de conservação e consumo responsável dentre outros.


Carga Horária: 3 horas por oficina
Vagas: 25


Ambiente em Foco

Consiste em atividades educativas como palestras, projeções de vídeos e debates com o objetivo de proporcionar aos cidadãos um espaço de discussão sobre a gestão ambiental municipal além de questões de meio ambiente em evidência.




Carga horária: 2 a 3 horas por atividade
Vagas: 35





Visitas Orientadas, Travessias Urbanas e Circuitos Ambientais Regionais

São atividades externas, realizadas em diversos locais e instituições utilizando-se do Expresso Ambiental, ônibus equipado com TV, vídeo e som que buscam o desenvolvimento de uma leitura ambiental crítica acerca da realidade local. Nas Visitas Orientadas são mostrados trabalhos de relevância no contexto socioambiental, cujos esclarecimentos e orientações são apresentados por profissionais dos próprios locais visitados: unidades de conservação, aterros sanitários, empresas, minerações, entidades educativas, sociais e ou ambientais e outros. As Travessias Urbanas possibilitam uma leitura ambiental ao longo do percurso, onde são destacados aspectos naturais e intervenções humanas, com orientações e esclarecimentos apresentados por técnicos da SMMA. Os Circuitos Ambientais Regionais, realizados em parceira com os Centros Regionais de Educação Ambiental, são roteiros educativos elaborados a partir de aspectos ambientais característicos de cada região da cidade.

Carga horária: média de 4 horas por atividade
Vagas: 40


BH Itinerante

Curso de Extensão em Educação Ambiental semestral teórico e prático sobre temas socioambientais. Tem a cidade de Belo Horizonte como seu espaço de aprendizado e o objetivo de formar educadores ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade. Desenvolve atividades diversas como aulas de campo, palestras, grupos de debate e relatos de experiências. Conteúdo programático: Agenda 21, ambiente urbano (água, solo, ar, flora e fauna), clima, conflitos ambientais urbanos, ecologia interior, fundamentos da educação ambiental, leitura ambiental, planejamento de oficinas e travessias, políticas públicas e redes socioambientais. É destinado, prioritariamente, ao público que já participou de outras atividades oferecidas pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA.

Carga horária: 110 horas
Realização: quartas-feiras, de 13h30 às 17h30

Ecoteca

Biblioteca e videoteca destinada à pesquisa e consulta de temas ambientais, em especial sobre Belo Horizonte. Aberta ao público em geral para consultas e empréstimos de seu acervo (exceto obras de referência, documentos de arquivo e periódicos). Para ser usuário é necessário apresentar comprovante de residência com data de postagem recente (2 meses) e documento de identidade com foto.

Consulte aqui o acervo da Ecoteca:
Catálogo de acervo da Ecoteca.




Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, de 9h às 17h.
Telefone: (31) 3246-0538
Correio Eletrônico: ecoteca@pbh.gov.br.

Consultorias

Atendimento específico aos solicitantes interessados em realizar atividades de Educação Ambiental. Oferece orientação metodológica e bibliográfica, utilizando-se, dentre outros, materiais educativos elaborados pela Gerência de Educação Ambiental.

Centros Regionais de Educação Ambiental - CEA's

Centros Regionais de Educação Ambiental que tem seu funcionamento baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela SMMA e/ou na incorporação de novas ações fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade. Sãoresultado de parceria estabelecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Secretarias de Administração Regional Municipais. Existem atualmente 4 CEA’s, são eles:

CEA Barreiro, sediado à rua Ximango, 809 no Parque Roberto Burle Marx
CEA Venda Nova, sediado à rua Sebastião Gomes Pereira, 140 no CEVAE Serra Verde
CEA Norte, sediado à rua Rubens de Souza Pimentel, 7050 no Parque N. S. Da Piedade
CEA Pampulha, sediado à rua Jornalista Ubaldo Ferreira, S/N.

Programa Ambientação na PBH

Publicações

Acesse aqui publicações da Gerência de Educação Ambiental
Jogo Ondas Sonoras (pdf)
Jogo da Memória do Lixo (pdf)
Almanaque Ambiental 1 (1ª edição) Parte 1 Parte 2 Parte 3
Relatório de Atividades do CEEA SMMA PBH Sala Verde 2005-2009 (pdf)
Catálogo de acervo da ECOTECA (pdf)

Contato

Gerência de Educação Ambiental
Endereço: Av. Alvares Cabral, 217, 14º e 15º  andares - Bairro Centro
Telefone: (31) 3246-0600
Correio eletrônico: geeda@pbh.gov.br