Versão em inglês        Versão em português  

Um dos acervos mais importantes do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, a coleção "Relatórios dos Prefeitos" é a fonte principal de pesquisas sobre a administração pública municipal. Ao apresentar o balanço anual de atividades dos governos da capital, os textos retratam a trajetória da cidade, desde a criação da Prefeitura Municipal, em 1898, até a gestão do prefeito Fernando Pimentel.

Doações de exemplares de órgãos como a Câmara Municipal de Belo Horizonte e o Museu Histórico Abílio Barreto e de transferências da Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Planejamento possibilitaram a composição do acervo. Apesar de algumas lacunas, acredita-se que esta seja a coleção mais completa existente na cidade.

Foram organizadas pelo Arquivo Público do Município em quatro séries: relatórios apresentados ao Conselho Deliberativo da Capital (1899-1929), relatórios apresentados por funcionários aos prefeitos (1930 -1967), relatórios apresentados pelos prefeitos aos governadores (1935-1941) e os relatórios apresentados pelos prefeitos à Câmara Municipal (1936-2005). No entanto , para facilitar a pesquisa na Internet, os relatórios foram ordenados cronologicamente , com seus títulos originais, preservando-se inclusive a grafia original dos nomes dos prefeitos. Desta forma, sucedem-se todos os relatórios de uma mesma gestão, facilitando a busca pela informação no período relativo a cada prefeito.

A disponibilização do acervo na Internet foi a última etapa de um projeto patrocinado pela Universidade de Harvard e Fundação Andrew W. Mellon. Suas metas foram a microfilmagem da coleção como estratégia de preservação e a sua digitalização e disponibilização com vistas a ampliar e melhorar o acesso dos pesquisadores aos documentos.

Para ver os relatórios clique aqui... 

Patrocínio:

 

        




<<voltar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lei de Incentivo
Lista de Museus
Centros Culturais
Licitações e Editais
Logomarcas