O Centro de Referência da Moda - CRModa - ocupa uma das mais belas edificações da cidade. O prédio neogótico, em estilo manuelino, foi construído em 1914 e, em seus quase cem anos de existência, sediou importantes instituições histórico-culturais de Belo Horizonte, como o Conselho Deliberativo da Capital, a Biblioteca Municipal, a primeira rádio da cidade (PRC-7, Rádio Mineira), as aulas inaugurais da Escola de Arquitetura da UFMG, a Câmara Municipal, o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães e o Museu da Força Expedicionária Brasileira.

O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA- MG) e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Em 1997, no âmbito das comemorações do Centenário de Belo Horizonte, passou a abrigar o Centro de Cultura Belo Horizonte emais tarde, em novembro de 2012, o centro de Referência da Moda.

Com uma biblioteca que possui aproximadamente 3,7 mil volumes, o CRModa guarda e disponibiliza obras sobre patrimônio cultural, artes, cultura e humanidades, além de uma coleção que pertenceu à historiadora Déa Ribeiro Fenelon. Possui espaço para leitura onde os usuários podem consultar a hemeroteca e o acervo da biblioteca, Sala Multimeios, Sala de Exposição e um auditório com capacidade para 47 pessoas. Disponibiliza terminais de computador com acesso gratuito à internet e, por meio do Programa BH Digital, desenvolvido pela Prodabel, também dá acesso à internet sem fio (wireless).

Seminários e debates temáticos, exposições, mostras de audiovisual, ações educativas e atividades de difusão de informações e conhecimento são dirigidas a pesquisadores, agentes culturais, turistas e à população de modo geral, integrando um conjunto articulado de ações que conferem a esse espaço um lugar de vitalidade cultural na cidade.

Localização:
Rua da Bahia, nº 1149, esquina com avenida Augusto de Lima – Centro
Tel: (31) 3277-9248 / 3277 4384
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
E-mail: ccbh.crmoda.fmc@pbh.gov.br


<<voltar