A Biblioteca do MHAB é mais um local que o cidadão belo-horizontino dispõe para realizar consultas, pesquisas, troca de ideias e informações sobre a cidade de Belo Horizonte, sua história, seu cotidiano e seus personagens, nos mais diversos tempos e espaços. O acervo é composto de cerca de 15 mil itens, em diferentes suportes de informação: livros, periódicos, materiais audiovisuais, catálogos de exposições, folhetos informativos e uma extensa hemeroteca. Além da história da capital, trata também de outros assuntos, como história de Minas Gerais e do Brasil, arquitetura e urbanismo, artes, legislação municipal e estadual, biografias, patrimônio histórico e artístico, museologia, arquivologia, biblioteconomia e fotografia.

O acervo hoje existente começou a ser constituído desde antes da criação do Museu. Há jornais do século XIX e princípio do século XX, editados antes mesmo da criação da nova capital, livros e outros materiais bibliográficos coletados pelo próprio Abílio Barreto, fundador e primeiro diretor do Museu.

Na Biblioteca, o usuário pode ter acesso também aos demais acervos existentes no MHAB: Acervo Fotográfico (em meio digital), Textual, Tridimensional e Fundo MHAB – Documentação do Acervo Administrativo.

A Biblioteca integra o Sistema BIC – Banco de Informações Culturais da Fundação Municipal de Cultura (FMC), que possibilita consulta e pesquisa aos diversos acervos existentes no Museu, como também aos acervos dos equipamentos da Fundação por meio da INTRANET.

Consultas: de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.


<<voltar