Vinculado ao tema “Modernização Administrativa”, o Conselho Gestor Participativo de Equipamentos de Esporte e Lazer, foi criado para estabelecer a gestão colegiada dos equipamentos esportivos da Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo do programa é promover uma gestão participativa com a finalidade de garantir a requalificação dos espaços públicos implementando programas de relevância e abrangência social, universalizando e democratizando o acesso ao esporte e ao lazer.

De forma paritária, cada instituição ou grupo da comunidade indica dois representantes, sendo titular e suplente. Assim, o estabelecimento de um plano sistemático que conta com a coletividade visa à transparência no custeio por parte do poder público proporcionando retorno imediato através de ações e projetos buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida a população local.

O programa também busca propiciar um espaço onde todos se sintam importantes no processo de manutenção, conservação e integração dos equipamentos ofertando oportunidades de participação efetiva da comunidade no processo da tomada de decisões referentes à organização do espaço público. Espaço este, que passa a ser tratado como uma extensão do lar de cada cidadão.

O Conselho Gestor Participativo, hoje, está sob coordenação sistemática da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), com uma equipe de sete pessoas, mas com vistas o estabelecimento de maior autonomia dos membros que, no futuro, deverão ser apenas supervisionados pela SMEL.

Os meios utilizados para dar seguimento ao programa consistem em:

• Relatórios mensais

• Reuniões bimestrais com os membros da Mesa Diretora do Conselho

• Visitas periódicas da equipe da SMEL

• Participação ativa da comunidade do entorno dos equipamentos podendo assim reduzir atos de vandalismo

• Participação de outros setores da sociedade como segurança, educação e saúde

Atitudes e ações propostas neste programa vêm a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária dentro de um processo de transparência e democratização.

Confira os Conselhos já empossados e suas datas:

Conselho Gestor Participativo

 


 

 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar