SMED - Secretaria Municipal de Educação

SMAED - Secretaria Municipal Adjunta de Educação

GEFE – Gerência de Funcionamento Escolar
Acompanha e verifica, juntamente às Gerências Regionais de Planejamento e Atendimento Escolar, as unidades municipais de ensino, UMEIs, em especial, no que se refere: à regularidade do funcionamento das escolas; ao processo de organização do atendimento escolar; aos procedimentos referentes à regularização da vida escolar do aluno; à formação de diretores, secretários e coordenadores do Sistema Municipal de Educação; a apuração de denúncias sobre o funcionamento de escolas.

GAVFE – Gerência de Avaliação e Verificação do Funcionamento Escolar
Supervisiona os trabalhos das Secretarias Escolares, alertando a Direção da Escola e o Secretário Escolar quanto à sua responsabilidade na regularidade e fidedignidade dos registros da escrituração escolar e da vida funcional dos servidores.

GEOE – Gerência de Organização Escolar
Define as diretrizes e normas para dimensionamento do quadro de pessoal da Educação. Realiza a lotação e acompanha a movimentação dos servidores da Educação, em conformidade com a legislação municipal e as definições da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos.

GCPF – Gerência de Coordenação de Política Pedagógica e de Formação
Formula e define as diretrizes da política educacional da Secretaria Municipal de Educação; planeja e coordena a política educacional do Município. É responsável pela coordenação do trabalho dos núcleos de Educação Infantil, Educação Básica, Étnico-Racial, Inclusão da Pessoa com Deficiência/CAP-DV e Programa de Bibliotecas.

GEBAS – Gerência de Educação Básica e Inclusão
Elabora e coordena estratégias de implementação e monitoramento de diretrizes educacionais para todos os níveis e modalidades de ensino; define a política de formação dos professores da Educação Básica; assegura o atendimento educacional como política de inclusão, em consonância com as demais secretarias municipais; formula diretrizes pedagógicas que garantam aos jovens e adultos o acesso à escola; colabora na definição da política de formação profissional, tendo em vista a concepção de escola inclusiva.

GEBE - Gerência do Programa Família-Escola
Promove ações para aprimorar a gestão democrática nas escolas; fomenta a participação das famílias no cotidiano escolar, como estratégia de construção de uma corresponsabilidade nos resultados dos estudantes. Dialoga com os demais serviços públicos e programas sociais, de modo a estabelecer redes locais de apoio às famílias.

GGAF - Gerência de Gestão Administrativa e Financeira
Planeja, coordena e supervisiona os serviços administrativos, financeiros e orçamentários da Secretaria; gerencia a elaboração da proposta do orçamento anual e plurianual da Secretaria Municipal de Educação, observadas as diretrizes e normas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação. Rege as demandas administrativas e financeiras da SMED: encaminhamento e processamento de toda a execução orçamentária e financeira da Educação; recebe e encaminha demandas.

GERMA-ED - Gerência de Recursos Materiais
Planeja, coordena, licita, adquire e distribui materiais para as unidades escolares. Planeja, contrata serviços para atendimento das unidades administrativas da SMED. Apura necessidades e propõe programação de compra de materiais para unidades escolares e administrativas da SMED.

GPLI - Gerência de Planejamento e Informação
Promove, implanta e mantém mecanismos de coleta, análise, armazenamento, difusão e intercâmbio de dados e informações educacionais. Coordena estudos sobre desenvolvimento da informática pública aplicada à área educacional, em conjunto com os demais órgãos da Administração Municipal. Presta apoio logístico à produção e à análise das informações gerenciais sobre pessoal, custeio, obras e manutenções pertinentes à Educação.

GAAP - Gerência de Articulação de Administração e Planejamento
Coordena as ações desenvolvidas pelas gerências regionais de educação (GEREDs) e pelas escolas, em conjunto com a GAPE. Acompanha o processo de definição das condições físicas e humanas necessárias à implementação das políticas educacionais do Município.

GAPE - Gerência de Articulação da Política Educacional
Desenvolve e implementa metodologia de avaliação para todas as políticas educacionais desenvolvidas no Município, em consonância com as demais gerências da Secretaria. Responsável por aplicar e analisar os resultados das provas: Brasil, Avalia-BH, Proeb, Proalfa, Provinha Brasil e EJA-BH.

GCOS - Gerência de Comunicação Social
Planeja e coordena a política de comunicação Integrada, específica para a Secretaria Municipal de Educação, de forma unificada com a política de comunicação implantada pela Assessoria de Comunicação Social do Município. Comunicação Integrada: planeja, coordena e supervisiona a execução da política de integração comunicacional da SMED com as duas gerências vinculadas: Gerência de Relações com a Imprensa e Gerência de Relações Públicas e Eventos, além do Núcleo de Arte, de modo que cada uma assume sua atividade específica e outras periféricas; atua com base no planejamento das atividades programadas pelo Gabinete e pelos setores da SMED.

GIRE - Gerência de Infraestrutura de Rede Física Escolar
Assiste as Escolas Municipais e unidades municipais de Educação Infantil (UMEIs), oferecendo apoio técnico e operacional necessários ao seu adequado funcionamento. Subsidia as ações do Gabinete da SMED referentes ao cumprimento do Plano de Governo, em concordância com o Projeto Sustentador para Expansão da Educação Infantil. Coordena e supervisiona a elaboração, a execução e a avaliação das ações relativas à ampliação e à melhoria da infraestrutura de Rede Física, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

GDEC - Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania
Planeja, orienta, ordena, fomenta e implementa, em parceria com escolas e instituições voltadas para a Educação, o desenvolvimento de políticas, programas e ações de educação integral e integrada, de educação ambiental e sustentabilidade, de enfreamento da violência, do preconceito e de todas as formas de discriminação no ambiente escolar.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar