Administrar com transparência e eficiência é o grande desafio da terceira maior capital do Brasil. Por isto, Belo Horizonte foi dividida em nove grandes regiões administrativas para descentralizar vários serviços prestados pela Prefeitura de Belo Horizonte e facilitar, assim, a vida dos moradores de cada região. 
Cada uma das secretarias de administração regional funcionam como mini-prefeituras.

As gerências e subníveis da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte são as seguintes:

Gerência Regional de Administração e Finanças
Responsável pela execução da política administrativa e financeira, de recursos humanos e serviços gerais da secretaria regional.

Gerência Regional de Comunicação Social
Cabe a esta gerência o atendimento à imprensa, a divulgação das ações da regional junto aos diversos veículos de comunicação, produção de material de divulgação, apoio na organização de eventos e atividades da secretaria regional à qual está ligada.

Gerência Regional de Atendimento ao Cidadão
É a “porta de entrada” da secretaria regional, pois coordena o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), responsável por captar, registrar e encaminhar as diversas demandas dos cidadãos como solicitação de podas, limpeza de lotes vagos, etc. 


Gerência Regional de Manutenção
Responsável por planejar, implementar e fiscalizar a execução dos serviços e obras de manutenção de vias, infra-estrutura urbanas e edificações públicas, como escolas e centros de saúde, além da preservação e conservação das áreas verdes localizadas na região. Outra importante atribuição desta gerência consiste no monitoramento das áreas de risco, acompanhamento de obras emergenciais nestas áreas e operacionalizar os plantões em épocas de chuva.

Gerência Regional de Limpeza Urbana
Cabe a esta gerência organizar, dirigir e controlar a execução das atividades de limpeza de vias públicas, córregos, coleta seletiva, multitarefa, varrição e serviços complementares.

Gerência Regional de Licenciamento e Fiscalização Integrada
Responsável por coordenar as ações relativas ao licenciamento urbanístico, ambiental e de posturas no âmbito regional.

Gerência Regional do Orçamento Participativo
O Orçamento Participativo é um programa de governo e um instrumento de participação popular realizadoa cada dois anos, permitindo à população escolher as obras prioritárias de sua região.Cabe a essa gerência acompanhar o planejamento e a execução de todo o processo do Orçamento Participativo em nível regional.

Gerência Regional de Educação
Responsável pela orientação, supervisão e coordenação do funcionamento das escolas municipais, a execução de programas, a aplicação de métodos e processos educacionais e a condução de atividades pedagógicas.

Gerência Regional de Saúde
Essa gerência é responsável por viabilizar as políticas municipais voltadas para a área de saúde, adequando-as à realidade e necessidade de sua população. Sua atuação consiste em administrar o atendimento de saúde à população, coordenar e monitorar a implementação das Políticas de Saúde de forma particularizada, atendendo as prioridades das suas áreas de abrangência.

Gerência Regional de Políticas Sociais
Responsável por implementar planos, programas e projetos de desenvolvimento social, transferência de renda e geração de trabalho, esportes, lazer e cultura na regional.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 SAC - Atendimento ao Cidadão
Centros de Saúde
Escolas
Mapas de Belo Horizonte
BHTrans 
Procon