Secretaria de Administração Regional Municipal Leste
Secretaria Adjunta de Administração Regional Municipal Leste

A Prefeitura de Belo Horizonte mais perto de você - Descentralizar para atender melhor. Administrar com transparência e eficiência é o grande desafio de uma das maiores capitais do país. Belo Horizonte foi dividida em nove grandes regiões administrativas, com o objetivo de descentralizar vários serviços e facilitar a vida dos munícipes de cada região.

Cada uma das secretarias de administração regional funciona como subprefeitura. As regionais estão subdivididas em duas grandes áreas: Serviços Urbanos e Políticas Sociais, além das áreas administrativas que atuam diretamente com o gabinete.

As gerências e demais subníveis da Secretaria de Administração Regional Municipal Leste são as seguintes:

1. Gerência Regional de Atendimento ao Cidadão
Responsável pelo atendimento ao cidadão, através da captação, registro e encaminhamento de solicitações, acompanhamento e monitoramento de demandas apresentadas pelo munícipe. Coordena o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e interage com outras gerências para garantir informações corretas e atualizadas ao munícipe.

2. Gerência Regional de Comunicação Social
Atua no atendimento à imprensa de modo geral e tem como atribuição dar visibilidade às ações desenvolvidas pela regional, garantindo a transparência e publicidade das informações que considere de interesse público e facilitem a compreensão das pessoas. Encaminha solicitações para produção de material gráfico organiza eventos e atividades da secretaria regional à qual está ligada.

3. Gerência Regional do Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é um programa de governo e um instrumento de participação popular que acontece a cada dois anos, permitindo à população escolher as obras prioritárias de sua região. Cabe a esta gerência acompanhar o planejamento e a execução de todo o processo do Orçamento Participativo em nível regional.

4. Gerência Regional de Recursos Humanos
Dirigir, planejar e executar atividades pertinentes aos recursos humanos, observadas as políticas e diretrizes emanadas pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, além de aplicar as regras do Estatuto dos Servidores e dos planos de carreira.

5. Gerência Regional de Administração e Finanças
Coordenar, segundo princípios e normas estabelecidas pela Secretaria de Administração Regional Municipal, a execução da política administrativa e financeira da secretaria, além de elaboração de proposta do orçamento anual, supervisão dos serviços administrativos, de execução financeira e orçamentária. Integra a esta gerência:
5.1 Gerência Regional Administrativa Financeira
5.2 Gerência Regional de Serviços Gerais

SERVIÇOS URBANOS

6. Gerência Regional de Manutenção
Responsável por planejar, implementar e fiscalizar a execução dos serviços e obras de manutenção de vias, infraestrutura urbana e edificações públicas, como escolas e centros de saúde, além da preservação e conservação das áreas verdes localizadas na região. Outra importante atribuição desta gerência consiste no monitoramento das áreas de risco, acompanhamento de obras emergenciais nestas áreas e operacionalização dos plantões em épocas de chuva. Tem sob sua responsabilidade as seguintes gerências:
6.1 Gerência Regional de Manutenção Viária
6.2 Gerência Regional de Manutenção de Próprios
6.3 Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes
6.4 Gerência Regional de áreas de Risco
6.5 Gerência Regional de Projetos

7. Gerência Regional de Limpeza Urbana
Organiza, dirige e controla a execução de atividades das Unidades de Pequenos Volumes (URPVs), limpeza de córregos, multitarefa, capina, roçada e lavação de vias. Apoia a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) nas atividades de mobilização social, planejamento e gestão do Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis Granja de Freitas. A Gerlu coordena a seguinte gerência:
7.1 Gerência Regional de Varrição e Serviços Complementares

8. Gerência Regional de Fiscalização Integrada e Licenciamento Leste
Tem como atribuição a coordenação das ações relativas ao licenciamento urbanístico e fiscalização: ambiental, Código de Posturas, limpeza urbana, vias públicas e obras no âmbito regional, sendo que as gerências de Fiscalização I, II, III, e IV atuam por território, de acordo com a divisão da Gestão Compartilhada:
8.1 Gerência Regional de Fiscalização Integrada I
8.2 Gerência Regional de Fiscalização II
8.3 Gerência Regional de Fiscalização III
8.4 Gerência Regional de fiscalização IV

8.5 Gerência Regional de Licenciamento Urbanístico
Responsável pela coordenação das seguintes gerências:
8.5.1 Gerência Regional de Licenciamento de Obras, Eventos, Atividades e Mobiliário Urbano
8.5.2 Gerência Regional de Arquitetura e Engenharia Pública

9. Gerência Regional de Educação
Orientar, supervisionar e coordenar, segundo política e diretrizes emanadas pela Secretaria Municipal de Educação, o funcionamento das escolas municipais, a execução de programas, a aplicação de métodos e processos educacionais e a condução das atividades propostas. Integram a esta gerência.
9.1 Gerência Regional de Planejamento e Atendimento Escolar
9.2 Gerência Regional do Programa Bolsa Escola
9.3 Gerência Regional Pedagógica

10. Gerência Regional do Distrito Sanitário
O Distrito Sanitário participa da formulação e definição das diretrizes das políticas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e é responsável por viabilizar as políticas municipais voltadas para a área. Coordena o planejamento das ações de promoção, prevenção e atenção á saúde, além de controlar, identificar e avaliar os serviços de saúde prestados à população. São gerências integrantes da saúde:
10.1 Gerência Distrital de Regulação, Informação e Epidemiologia
10.2 Gerência Distrital de Atenção à Saúde
10.3 Gerência Distrital de Controle de Zoonoses
10.4 Gerência Distrital de Vigilância Sanitária
10.5 Gerência Distrital de Gestão do Trabalho

11. Gerência Regional de Políticas Sociais
Executar ações de políticas sociais, implementar planos, programas e projetos de desenvolvimento social, transferência de renda e geração de trabalho, esportes, lazer e cultura na regional. Trabalhar no atendimento e prevenção às famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para reconstrução e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Gerências integrantes:
11.1 Gerência Regional de Assistência Social
  11.1.2 Gerência Regional de Atendimento Social
  11.1.3 Gerência Regional de Programas Sociais

11.2 Gerência Regional de Promoção de Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras
11.3 Gerência Regional de Programas de Transferência de Renda

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 SAC - Atendimento ao Cidadão
Centros de Saúde
Escolas
Mapas de Belo Horizonte
BHTrans 
Procon