Administrar com transparência e eficiência é o grande desafio da terceira maior capital do Brasil. Por isso, Belo Horizonte foi dividida em nove grandes regiões administrativas para descentralizar vários serviços prestados pela Prefeitura de Belo Horizonte e facilitar assim, a vida dos moradores de cada região.

Cada uma das secretarias de administração regional funciona como uma mini-prefeitura, englobando duas importantes áreas: social e urbana.

Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul
Secretaria Adjunta de Administração Regional Municipal Centro-Sul


Gerência Regional de Administração e Finanças

Responsável pela execução da política administrativa e financeira, de recursos humanos e serviços gerais de cada secretaria regional.

Gerência Regional de Centros de Comércio Popular
Esta gerência tem como funções integrar e coordenar o Conselho Gestor dos Centros de Comércio Popular, promover o cumprimento das normas previstas no regulamento dos shoppings, além de acompanhar a capacitação profissional dos empreendedores populares.

Gerência Regional do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro
Responsável por coordenar e executar as medidas necessárias ao bom funcionamento da rodoviária. Compete à gerência fazer também a manutenção e conservação do local, bem como realizar o devido atendimento aos usuários do terminal.

Gerência Regional de Orçamento Participativo
O Orçamento Participativo é um programa de governo e um instrumento de participação popular que acontece a cada dois anos, permitindo à população escolher as obras prioritárias de sua região. Cabe a esta gerência acompanhar o planejamento e a execução de todo o processo do Orçamento Participativo em nível regional.

Gerência Regional de Comunicação Social
Cabe a esta gerência o atendimento à imprensa, a divulgação das ações da regional junto aos diversos veículos de comunicação, produção de material de divulgação, apoio na organização de eventos e atividades da secretaria regional à qual está ligada.

Gerência Regional de Ações Sociais do Hipercentro
Compete à gerência articular as atividades de entidades filantrópicas que atuam na região Centro-Sul, combater a exploração do trabalho infantil, por meio de ações de inclusão e promoção, além de realizar abordagens ao migrante, prestando também a devida assistência.

Gerência Regional de Feiras Permanentes
Uma das principais atribuições é gerenciar as atividades administrativas inerentes ao funcionamento das feiras permanentes localizadas na região Centro-Sul. Cabe à gerência também estabelecer diretrizes para garantir o cumprimento das normas estabelecidas no Regulamento Geral de Feiras e na Legislação Municipal aplicável.

Gerência Regional de Atendimento ao Cidadão
É a “porta de entrada” da secretaria regional, pois coordena o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), responsável por captar, registrar e encaminhar as diversas demandas dos cidadãos como solicitação de podas, limpeza de lotes vagos, etc.

Gerência Regional de Depósito
Cabe a esta gerência guardar todo e qualquer tipo de material recebido no depósito, observando as disposições legais permanentes a cada caso. É atribuição também cuidar para que os materiais apreendidos sejam imediatamente doados à Associação Municipal de Assistência Social (Amas) e entidades conveniadas à Prefeitura, após a expiração dos prazos legais previstos para que o infrator (proprietário do material) se manifeste a respeito da vontade de receber ou não a devolução dos mesmos.

Gerência Regional de Fiscalização de Atividades Especiais
Responsável por atuar em caráter permanente na fiscalização aos sábados, domingos e dias de ponto facultativo, principalmente na área central da capital. À gerência compete também fiscalizar os eventos extraordinários de grande porte nas vias, logradouros e áreas públicas, além das feiras que funcionam nos finais de semana em ruas e avenidas da região Centro-Sul.

Gerência Regional de Projetos Urbanos de Requalificação do Hipercentro
Compete à gerência supervisionar e fiscalizar a execução de projetos e planos urbanísticos de requalificação da área central, além de promover e analisar a elaboração de estudos preliminares, anteprojetos e projetos urbanísticos executivos, conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas e da Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul.



ÁREA URBANA

Gerência Regional de Manutenção
Responsável por planejar, implementar e fiscalizar a execução dos serviços e obras de manutenção de vias, infraestrutura urbana e edificações públicas, como escolas e centros de saúde, além da preservação e conservação das áreas verdes localizadas na região. Outra importante atribuição desta gerência consiste no monitoramento das áreas de risco, acompanhamento de obras emergenciais nestas áreas e operacionalizar os plantões em épocas de chuva.

Integram a Gerência Regional de Manutenção as seguintes gerências:

• Gerência Regional de Manutenção Viária
• Gerência Regional de Manutenção de Próprios
• Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes
• Gerência Regional de Áreas de Risco
• Gerência Regional de Projetos

Gerência Regional de Limpeza Urbana
Cabe a esta gerência organizar, dirigir e controlar a execução das atividades de limpeza de vias públicas, córregos, coleta seletiva, multitarefa, varrição e serviços complementares.

Integram a Gerência Regional de Limpeza Urbana as seguintes gerências:

• Gerência Regional de Varrição e Serviços Complementares
• Gerência Regional de Atividades Noturnas
• Gerência Regional de Varrição e Serviços Complementares dos Aglomerados e Vilas

Gerência Regional de Licenciamento e Fiscalização Integrada
Responsável por coordenar as ações relativas ao licenciamento urbanístico, ambiental e de posturas no âmbito regional.

Integram a Gerência Regional de Regulação Urbana as seguintes gerências:

• Gerência Regional de Licenciamento Urbanístico
• Gerência Regional de Licenciamento de Obras, Eventos, Atividades e Mobiliário Urbano
• Gerência Regional de Licenciamento de Atividades Desenvolvidas em Vias Urbanas e Mobiliário Urbano
• Gerência Regional de Arquitetura e Engenharia Públicas
• Gerência Regional de Fiscalização Integrada I
• Gerência Regional de Fiscalização Integrada II
• Gerência Regional de Fiscalização Integrada III
• Gerência Regional de Fiscalização Integrada IV
• Gerência Regional de Fiscalização Integrada V

 

ÁREA SOCIAL

Gerência Regional de Políticas Sociais
Responsável por implementar planos, programas e projetos de desenvolvimento social, transferência de renda e geração de trabalho, esportes, lazer e cultura na regional.

Integram a Gerência Regional de Políticas Sociais as seguintes gerências:

• Gerência Regional de Assistência Social
• Gerência Regional de Atendimento Social
• Gerência Regional de Programas Sociais
• Gerência Regional de Promoção de Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras
• Gerência Regional de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho
• Coordenação do Programa de Lavadores e Guardadores de Carros

Gerência Regional de Educação
Responsável pela orientação, supervisão e coordenação do funcionamento das escolas municipais, a execução de programas, a aplicação de métodos e processos educacionais e a condução de atividades pedagógicas.

Integram a Gerência Regional de Educação as seguintes gerências:

• Gerência Regional de Planejamento e Atendimento Escolar
• Gerência Regional Pedagógica
• Gerência Regional de Programa Bolsa-Escola

Gerência de Saúde
Responsável por viabilizar as políticas municipais voltadas para a área de saúde, adequando-as à realidade e necessidade de sua população. Sua atuação consiste em administrar o atendimento de saúde à população, coordenar e monitorar a implementação das Políticas de Saúde de forma particularizada, atendendo as prioridades das suas áreas de abrangência.

Integram a Gerência de Saúde as seguintes gerências:

• Gerência de Regulação, Informação e Epidemiologia
• Gerência de Atenção à Saúde
• Gerência de Controle de Zoonoses
• Gerência de Vigilância Sanitária
• Gerência de Gestão do Trabalho

Arrecadação Municipal
O atendimento é feito pessoalmente para os serviços específicos de dívida ativa, tributos mobiliários e imobiliários, como ISSQN, IPTU, ITBI e taxas.

PROCON - Serviço de Proteção ao Consumidor
Todas as secretarias regionais possuem postos do PROCON. O atendimento é feito pessoalmente ou pelo telefone.

 
 
 
 
 
 
 
 

 SAC - Atendimento ao Cidadão
Centros de Saúde
Escolas
Mapas de Belo Horizonte
BHTrans 
Procon