A Prefeitura está cada vez mais próxima do cidadão

O Barreiro possui mais de 70 unidades municipais de atendimento público. Isso demonstra que não só a administração (ver Estrutura), mas também os serviços da Prefeitura foram descentralizados. Escolas de educação infantil e básica, centros de saúde, centros de apoio comunitário, parques, centros esportivos, centro de referência em assistência social, casas do brincar, agência de emprego, farmácia popular, centros culturais, além de setores administrativos, compõem uma ampla rede de atendimento que cresce a cada dia para aproximar-se dos cidadãos e das necessidades locais.

 Compromisso com o atendimento

A principal porta de entrada de solicitações, sugestões e reclamações na Prefeitura é o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Ele atende via internet, pelo telefone 156 e também na Rua Flávio Marques Lisboa, 345, 3º andar, Barreiro.

 Educação de qualidade para todos

A rede de ensino é composta por nove Unidades Municipais de Educação Infantil, mais de 20 creches conveniadas à Prefeitura e 27 escolas de ensino fundamental. O cadastro escolar é unificado e possibilita acesso à rede do Estado e do Município, o que permite um melhor planejamento da oferta de vagas e assegura o direito do aluno a estudar próximo de sua residência. Inclusão de alunos com deficiência em salas de aula regulares, Educação para Jovens e Adultos e Escola Integrada à comunidade também fazem parte da política de educação.

 Rede de saúde ampla, moderna e participativa

O sistema de saúde pública municipal disponibiliza 28 unidades, sendo 20 centros de saúde, uma unidade de pronto atendimento (UPA), Centro de Referência em Saúde Mental - CERSAM, Centro de Convivência e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST. Além disso, a Farmácia Popular do Barreiro foi instalada pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal e funciona na Rua Alcindo Vieira, 69. As unidades foram todas informatizadas, o que agiliza e otimiza a marcação de consultas, o controle de estoque de medicamentos e o acesso ao cadastro dos pacientes. O Conselho Distrital de Saúde, composto por usuários, trabalhadores da saúde e gestores, formula estratégias e controla a execução da política municipal de saúde. A Prefeitura de Belo Horizonte investe na prevenção e promoção da saúde, implantando Academias da Cidade em centros esportivos, espaços comunitários e unidades de saúde. Também são oferecidas aulas de Lian Gong, ginástica terapêutica que utiliza movimentos suaves e firmes capazes de dissolver tensões musculares, corrige a postura, alonga tendões e ligamentos, dentre outros benefícios.

 Seleção gratuita de mão de obra favorece empresários e trabalhadores

A agência do SINE Barreiro (Sistema na Nacional de Emprego) foi instalada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério do Trabalho e Emprego. Ela está localizada na Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro, e oferece cadastro, encaminhamento, cursos, orientação para entrevistas de emprego, solicitação de seguro-desemprego.

 Cultura, esporte e lazer

A Prefeitura mantém três centros culturais com biblioteca e variada programação mensal de atividades. 
- Centro Cultural Urucuia - Ra W3, 500, bairro Urucuia (3277-1531)
- Centro Cultural Vila Santa Rita - Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita (3277-1519)
- Centro Cultural Lindéia Regina - Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina (3277-1515)
Há também dois centros de apoio comunitário que oferecem oficinas e atividades culturais, esportivas e de lazer. Um deles está localizado na Rua Pinheiro Chagas, 252, bairro Santa Helena e o outro fica dentro do Parque das Águas, na Avenida Ximango, 809, bairro Flávio Marques Lisboa. Há ainda quatro centros esportivos nos bairros Milionários, Urucuia, Lindéia e  Vale do Jatobá. Os campos de futebol de várzea também recebem manutenção como trocas de alambrado, capina, reforma e construção de vestiários.

 Assistência Social centrada na promoção da família

Na região há três Centros de Referência da Assistência Social - CRAS. Eles estão instalados nos bairros Independência, Petrópolis e Vila Cemig e promovem a inclusão das pessoas socialmente vulneráveis por meio do  fortalecimento do vínculo familiar e comunitário. 

 Transporte público integrado

O sistema público de transporte integra linhas e estações de ônibus com o objetivo de agilizar o deslocamento e reduzir custos para os passageiros. Na região do Barreiro há duas estações interligadas ao sistema BHBUS, chamadas Barreiro e Diamante, que transportam cerca de 200 mil passageiros diariamente. Mais de 50 linhas interligam bairros e ligam a região a outras estações e regiões, bem como à área central da cidade.