O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) oferece a oportunidade de conclusão do ensino fundamental e cursos de qualificação profissional para jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o Ensino Fundamental. O Programa tem duração de 18 meses.

Para fazer matrícula, os interessados devem levar CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar (se possuir ou realizar teste de leitura e escrito no ato da matrícula). O programa oferece aulas de Português, Inglês, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza para conclusão do ensino fundamental, e qualificação profissional no setor de turismo e hospitalidade, quando o aluno aprende as ocupações de monitor de turismo local, recepcionista de hotéis, auxiliar de garçom e organizador de eventos.

Além disso, são oferecidas aulas de informática e de participação cidadã, na qual o jovem desenvolve projetos de ação comunitária apontando estratégias para construção de soluções para os desafios ou para potencializar as iniciativas já existentes na comunidade.

Os alunos recebem todo o material didático para estudar e um auxílio financeiro de R$ 100 por mês, condicionado a 75% de frequência mensal e à realização de trabalhos. Os locais das aulas oferecerem uma sala de acolhimento com monitores para atender crianças de até 8 anos, filhas dos estudantes do programa, para garantir a frequência dos pais que não têm com quem deixar seus filhos para estudar. Alunos surdos têm à disposição tradutor e intérprete.

Maiores informações: Coordenação Estratégica do Projovem Urbano – BH : 3277-8869
 

 
 
 
 

 

Estatuto da juventude-PDF-18mb