A Secretaria Municipal de Finanças através da Gerência de Atendimento – GATE, comprometida com a excelência no atendimento ao cidadão e na busca de minimizar o tempo sem perder a qualidade e a transparência , conta com diversas frentes de atendimento.

Frentes de Atendimento da Finanças:

Gerências de Arrecadação Regionais - Administrar com transparência e eficiência é o grande desafio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Por isto, foi dividida em regionais administrativas para descentralizar vários serviços prestados pela Prefeitura e facilitar assim, a vida dos moradores de cada região.

O atendimento presencial dos serviços referentes à Secretaria Municipal de Finanças, nas regionais, é feito através das Gerências de Arrecadação Regionais, de segunda a sexta-feira, de 08h00 as 17h00.

                                             Endereço(s)                   Tema(s)

Regional Barreiro: Ave. Sinfrônio Brochado, 587, Barreiro;

De 1º a 19 de agosto - De 8h às 12h e de 13h às 17h

Avaliação de ITBI, emissão de guias e emissão de nota fiscal avulsa.

Regional Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1055, Venda Nova. IPTU e Taxas Imobiliárias;
ISSQN e Taxas Mobiliárias;
ITBI;
DÍvida Ativa.


A Central de Atendimento Presencial - BH Resolve é uma das diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte para integrar, padronizar e aperfeiçoar o relacionamento com a população e que compõem o projeto sustentador Desburocratização e Melhoria do Atendimento ao Cidadão. A partir de 06/06/2016, a Central passará a atender no período de 08h00 às 17h00.

A Secretaria Municipal de Finanças é parte integrante da Central de Atendimento Presencial BH Resolve.O atendimento de serviços relativos a IPTU e Taxas Imobiliárias, ITBI e Dívida Ativa, funciona à avenida Santos Dumont, 363, e o atendimento dos serviços relativos ao ISSQN e Taxas Mobiliárias – Pessoa Física e Jurídica, funciona à rua dos Caetés, 342, entre a Rio de Janeiro e a Espírito Santo.

 

                          Endereço(s)                                   Tema(s)
Avenida Santos Dumont, 363                             IPTU e Taxas Imobiliárias;
                                         ITBI;
                                  Dívida Ativa
Rua dos Caetés, 342                         ISSQN e Taxas Mobiliárias

 



Inicialmente o projeto BHISS Digital foi instituído pela Prefeitura de Belo Horizonte através do Decreto 11.467/2003 e visava aperfeiçoar e agilizar o cumprimento das obrigações tributárias acessórias previstas na legislação do Município referentes ao ISSQN, através da implantação da DES – Declaração Eletrônica de Serviços e do SPF – Sistema de Planejamento Fiscal.

Dando continuidade ao processo de desenvolvimento do projeto BHISS Digital estamos incorporando ao mesmo o sistema de geração da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e.

                    Locais de Atendimento                                    Endereço(s)
Central de Atendimento da DES/NFS-e (GEDEL)

Atendimento da DES-IF (GEISSB)
Rua Espírito Santo,605 – 2º Andar – Sala 201 – Centro

Rua Espírito Santo, 605 – 2º Andar – Sala 204 - Centro



A Central de Atendimento Telefônico 156 – BH Resolve tem como atribuição captar e encaminhar os serviços demandados pela população, bem como fornecer informações sobre a Prefeitura, funcionando de segunda à sexta-feira de 7h às 19h.

Para serviços da Secretaria Municipal da Finanças digitar a opção 02. Estão disponibilizadas informações/orientações de serviços referentes a IPTU, Taxas Imobiliárias, Nota Fiscal de Serviços – Eletrônica – NFS-e, Declaração Eletrônica de Serviços – DES e alteração de endereço imobiliário- IPTU.

Para contribuinte de localidade diferente de Belo Horizonte disque (operadora) (31) 3429-8750.


 

O Sistema de Gestão de Serviços e Processos - SIGESP registra as solicitações de serviços dos cidadãos, encaminha automaticamente para as unidades responsáveis pela sua execução, permite o acesso às informações e, assim, o acompanhamento do atendimento da solicitação por parte do cidadão.

  
 




O Portal de Informações e Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte
foi organizado para que o cidadão tenha como encontrar os serviços de várias formas, por Pesquisa, Público Alvo,Linha de Vida, Acesso Rápido etc.

Visando a transparência e qualidade do atendimento, os serviços da Secretaria Municipal da Finanças estão inseridos no Portal com as informações de cada serviço exibidas em forma de itens. Sendo eles: nome do serviço, descrição, exigência do serviço,captação, acompanhamento, prazos, passo a passo, perguntas frequentes, material informativo e unidade responsável pelo serviço, para nortear o cidadão em suas dúvidas sobre o serviço a demandar.
 
 

 

 

 

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