O Superar é um programa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, desenvolvido desde 1994, que tem a perspectiva de elaborar, coordenar, executar e supervisionar políticas públicas de esportes e lazer destinadas às pessoas com deficiência.

No ano de 2013, o Programa Superar realizou o fomento do esporte e lazer no “Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência”, clubes de Belo Horizonte (“Projeto Esporte para todos”) e escolas de ensino especial de Belo Horizonte, oferecendo 850 vagas para alunos com deficiência intelectual, visual, física, auditiva, com autismo e múltipla, nas modalidades natação, futsal, basquetebol, patinação, judô, esgrima em cadeira de rodas, bocha paralímpica, rugby em cadeira de rodas, goalball, tênis de mesa, hidroginástica, voleibol sentado e dança. Além de atender na perspectiva de formação e capacitação anualmente 3811 pessoas de escolas de ensino fundamental, médio e superior.

O Programa Superar foi responsável por realizações de eventos, sendo o mais tradicional a Corrida Rústica para Pessoas com Deficiência, atendendo 25 entidades e 1300 atletas.

"O Programa Superar é uma política pública de esporte e lazer que possibilita que as pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e com autismo evidencie todas as suas potencialidades, garantindo um atendimento inclusivo em sua plenitude, seja no esporte educacional ou de rendimento. Enquanto uma política pública, preocupamos com a formação de profissionais que serão os multiplicadores do conhecimento do lazer e esporte para pessoas com deficiência" (Marcelo de Melo Mendes).

Para mais informações:
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Avenida Afonso Pena, 550 - Centro
Tel: (31) 3277-4546
E-mail : superar@pbh.gov.br