Com o objetivo de estabelecer um canal direto de contato com a população, a Prefeitura disponibiliza o Alô, Educação!, serviço público municipal de ouvidoria que oferece aos cidadãos de Belo Horizonte, prioritariamente à comunidade escolar da Rede Municipal de Educação, o acesso a informações diversas e a oportunidade de fazer sugestões, reclamações, elogios e denúncias relacionados à área.

Inaugurado em 2005, como um dos instrumentos do programa Família-Escola, o serviço é coordenado pela Gerência de Ouvidoria da Educação, vinculada à Gerência de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação. O Alô, Educação! registra uma média de 820 atendimentos mensais e já encaminhou mais de 38 mil demandas desde a inauguração.

A estrutura funcional e a metodologia do serviço foram cuidadosamente sistematizadas de forma a atender aos usuários e otimizar os resultados. O Alô, Educação! segue os conceitos universais da ouvidoria pública, com a garantia do sigilo do autor de denúncias e reclamações.

Todas as demandas e o fluxo de atendimento são registrados em um banco de dados. O Alô, Educação! resolve cerca de 90% de suas demandas no momento do atendimento. O restante é encaminhado aos setores responsáveis, mas o acompanhamento continua mesmo após o envio e só é finalizado quando há uma solução.

“A maioria das demandas nos chegam por telefone e e-mail, mas algumas chegam por meio do preenchimento do formulário “Fale Conosco” no portal da Prefeitura”, conta o atendente Everton Beghini.

A população pode ter acesso ao Alô, Educação! por diferentes canais de comunicação: pelo telefone 3277-8646, pelo e-mail aloeducacao@pbh.gov.br, por cartas ou atendimento pessoal, realizado na rua Carangola, 288, sala 303. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em dias úteis.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

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