Os consumidores de Belo Horizonte podem acompanhar o andamento das reclamações encaminhadas ao serviço de proteção ao consumidor do município de Belo Horizonte. O Procon BH está integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne dados dos Procons municipais. 

Implementado em 23 estados pelo Ministério da Justiça e o Sindec possibilita aos Procons levantar informações, em tempo real, sobre os atendimentos realizados, facilitando a identificação das empresas com maior número de consultas ao serviço e permitindo ao consumidor acompanhar, pela internet, o desenrolar de seus processos. 


SAC - Como foi seu atendimento?
Consumidores de todo país ganharam mais uma ferramenta para discutir e relatar problemas dos serviços de atendimento do consumidor (SACs) das empresas reguladas pelo Decreto nº 6.523/08.
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Atendimento eletrônico - ficha para registro de reclamações
Útil para informações sobre direitos e reclamações de menor complexidade, que não dependem de análise de documentos, o sistema de AtendimentoWeb amplia o acesso ao atendimento do Procon para quem tem dificuldade de deslocamento. O cidadão tem como registrar, entre outros casos, demandas por renegociação de dívida, cancelamento de serviços e a não-entrega de produtos.


Ficha de atendimento - formulário para acompanhar o processo aberto
O sistema de consulta do consumidor possibilita a quem tem algum processo aberto acompanhar a evolução da demanda cadastrada no Procon. Basta acessar a ferramenta e inserir o número do processo e o CPF para identificar o andamento da reclamação. O sistema garante, inclusive, a transparência do serviço prestado pelo Procon.


Fornecedores - para a empresa acompanhar seus processos
Os fornecedores de produtos e serviços têm como consultar e acompanhar as reclamações feitas pelos consumidores. O sistema facilita a defesa de quem vendeu e agiliza a solução para o consumidor.



Confira o Relatório de Reclamações Fundamentadas
Cadastro 2012
Cadastro 2011
Cadastro 2010
Cadastro Geral - 2006 a 2010

O cadastro dos fornecedores equipara-se ao dos consumidores no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Informa se há risco na contratação com aquele logista ou fabricante, ou seja, permite que o consumidor se informe sobre a situação do fornecedor.

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