Quando os profissionais dos centros de saúde identificam usuários com problemas que necessitam de atendimento especializado, eles fazem o encaminhamento para as Unidades de Referência Secundária (URS), que realizam consultas médicas e exames especializados. A marcação é feita pelo centro de saúde, por meio de um funcionário que entra em contato por telefone com a Central de Marcação de Consultas (CMC). Após o agendamento da consulta, o centro de saúde comunica ao usuário o dia e o horário marcados para o atendimento.

As unidades que realizam esse atendimento são:
­
­ - URS Sagrada Família – Rua Joaquim Felício, 101, Sagrada Família, fones 3277-5771 e 3277-9046
­ - URS Saudade – Rua Juramento, 1464, Saudade, telefones 3277-5748 e 3277-5769
­ - URS Campos Sales – Rua Campos Sales, 472, Gameleira, fones 3277-7089 e 3277-7033
- ­ URS Padre Eustáquio – Rua Padre Eustáquio, 1951, Padre Eustáquio, fones 3277-7223, 3277-3550

As consultas especializadas mais procuradas são para as áreas de oftalmologia, ortopedia, cardiologia, dermatologia, neurologia e otorrinolaringologia. Ao todo, são marcadas consultas para cerca de 45 especialidades diferentes, sempre com encaminhamento do médico do centro de saúde.

Os exames marcados pela Central de Marcação de Consultas são ultra-sons especiais, audiometria e impedanciometria, eletrocardiograma. Ultra-som ginecológico e obstétrico, mamografia, raio x e endoscopia são exames que necessitam de autorização do Centro de Saúde para serem realizados nos unidades prestadoras de serviço.

Após o atendimento na URS, e de acordo com cada caso, o usuário poderá percorrer os seguintes caminhos:
­ - Voltar para o Centro de Saúde e para o médico que o encaminhou, com um relatório da conduta adotada na URS.
­ - Retornar ao mesmo serviço para trazer resultado de exames ou para acompanhamento por mais tempo.
­ - Ser encaminhado para outro serviço especializado e/ou atenção hospitalar para realizar cirurgia.

REABILITAÇÃO
As pessoas com deficiência e as que precisam de tratamento de reabilitação – como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional – contam com três serviços públicos de reabilitação em Belo Horizonte: CREAB Sagrada Família e Serviço de Reabilitação do URS Padre Eustáquio (municipais); CGR - Centro Geral de Reabilitação (estadual). Existem também serviços contratados/ conveniados ao SUS para prestar esse tipo de atendimento.

No Barreiro funciona o primeiro Núcleo de Reabilitação, que dá apoio às equipes do PSF para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de deficiências.

Todo paciente que precisa de atendimento em reabilitação física – órteses e próteses ortopédicas, cadeira de roda – deve procurar o CREAB Sagrada Família (pode ser por intermédio de um familiar ou pessoa próxima) para agendar o atendimento no serviço mais adequado ou com maior disponibilidade de vagas.