O parklet é uma espécie de “mini-parque” temporário implantado e mantido pela própria população sobre vagas de estacionamento na via, com o objetivo de propor novos usos para esses espaços e potencializar sua apropriação. As vagas de estacionamento são espaços públicos de utilização potencialmente privada já que um carro estacionado pode ocupar por longas horas – ou mesmo dias – uma área de cerca de 10m² que poderia, em muitos casos, ser mais bem utilizada para outras atividades que tragam maior vitalidade e diversidade ao espaço público.

Não há um projeto padrão e único para os parklets. Cada projeto pode e deve apresentar características próprias que permitam uma melhor adequação ao local de instalação, valorizando usos existentes e propondo novos. Todos os parklets são, entretanto, locais de uso público, abertos à utilização de qualquer pessoa, não podendo ser usado com exclusividade pelo seu mantenedor.

Em Belo Horizonte, o Decreto 15.895, publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Belo Horizonte em 13 de março de 2015, estabeleceu as regras e condições para a instalação desse tipo de mobiliário urbano no município. Este site esclarece os pontos principais do decreto, listando os critérios para localização e projeto, o roteiro para o licenciamento, além de exemplos de parklets de sucesso instalados em outras cidades do Brasil e do mundo.

 

 

NOTA SOBRE O EPISÓDIO ENVOLVENDO A VARANDA URBANA DA RUA ALBERTO CINTRA

Publicado em 04/02/2016 08:52:36

"Lamentamos profundamente o incêndio que atingiu a Varanda Urbana localizada na Rua Alberto Cintra, no Bairro União.

Enquanto aguardamos novas informações sobre o ocorrido, gostaríamos de registrar que, dentre os objetivos do programa, está o fomento ao respeito, à apropriação e ao cuidado da população com os espaços coletivos.

Com esse sentimento, reforçamos o absoluto sucesso do programa em humanizar espaços da cidade e ampliar sua ocupação pelas pessoas, o que somente é possível num ambiente de civilidade e zelo com a coisa pública.

Acreditamos e esperamos que o evento que teve o parklet como vítima tenha sido absolutamente isolado e trabalharemos intensamente para que sempre prevaleçam os bons frutos de iniciativas como esta, que promovem o encontro e a convivência entre as pessoas, além de valorizar e embelezar a cidade como um todo."

 

 
 
 
 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=meioambiente&tax=43437&lang=pt_BR&pg=5700&taxp=0&

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar