O Sistema de Informações Organizacionais do Município (SIOM) é o sistema oficial e corporativo responsável por organizar e tornar pública a estrutura organizacional da Prefeitura, servindo como base de informações para todos os demais sistemas da administração municipal e para a sociedade.

O SIOM disponibiliza informações descritivas de órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta da Prefeitura, com a relação de todas as unidades organizacionais, seus respectivos endereços, telefones, horário de funcionamento, titulares, competências, natureza da relação entre as unidades e histórico legal, segundo preceitos da Lei de Acesso à Informação.

A implantação da versão 2.0 do SIOM proporcionará maior confiabilidade das informações oficiais da estrutura organizacional, preservação e consolidação de sua base legal, bem como maior agilidade nas alterações da estrutura organizacional.

As informações contidas no SIOM 2.0, regido pelo Decreto n.º 16.396, de 10 de agosto de 2016, facilitam a comunicação entre os órgãos e entidades, a organização e o entendimento das relações de autoridade e responsabilidades dos órgãos e entidades que compõem a administração municipal, e o conhecimento da estrutura organizacional pelos cidadãos.

A Secretaria Municipal Adjunta de Modernização (SMAM), por meio da Gerência de Desenvolvimento Organizacional (GEORG), é o órgão gestor do SIOM.

Alguns Órgãos estão com suas Estruturas Organizacionais desatualizadas no SIOM em relação aos instrumentos legais publicados:

SARMUs, SMGO/SMAGC, SMPL/SMAPL - Decreto n.º 15.546, de 24 de abril de 2014;
SMOBI - Decreto n.º 16.050, de 11 de agosto de 2015;
GP, SARMU-CS, SMGO/SMAGC, SMPL - Decreto n.º 16.569, de 3 de fevereiro de 2017.