A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) foi instituída com a finalidade de articular a definição e a implementação das políticas públicas referentes à organização da capital mineira, observando a legislação urbanística e ambiental vigente. O objetivo da SMSU é fazer de Belo Horizonte uma cidade ordenada, acessível, com mobilidade e limpa, para garantir segurança e qualidade de vida à população.

Com a finalidade de alcançar o ordenamento urbano, a SMSU é composta pelas secretarias municipais adjuntas de Fiscalização (SMAFIS) e de Regulação Urbana (SMARU). Além disso, estão vinculadas à secretaria, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e a Empresa de Trânsito e Transporte de Belo Horizonte (BHTRANS). Essa articulação permite à Administração Municipal desenvolver estratégias integradas para tratar as questões que refletem diretamente no bem-estar dos belo-horizontinos.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) é um órgão da administração direta da Prefeitura de Belo Horizonte, criada por meio da Lei 10.101, de 14 de janeiro de 2011, artigo 80-S.