Prefeitura inaugura Umei com entrega de kits escolares



A Prefeitura inaugurou oficialmente ontem a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Pituchinha (rua Marquês de Lavradio, 619, bairro Alto dos Pinheiros, na região Noroeste). A instituição pertencia à Rede Estadual de Educação e, ao ser incorporada pela Rede Municipal, a Prefeitura ampliou a capacidade de atendimento de 140 para 440 crianças. Todos os alunos receberam ontem o Kit Escolar 2011, composto por 13 itens (veja mais detalhes sobre o kit nesta página).

O funcionamento da Umei, que antes era somente no período da tarde, passou a ser em dois turnos para crianças de 4 e 5 anos e em tempo integral para as crianças de zero a 3 anos. Além do prefeito Marcio Lacerda, participaram da solenidade de inauguração a secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, o secretário regional Noroeste, Ajalmar José da Silva, e a diretora da Umei Pituchinha, Mariluci Guimarães, entre outras autoridades.

A Umei inaugurada ontem, que está vinculada à Escola Municipal Dom Bosco, faz parte das 59 unidades que já estão em funcionamento em Belo Horizonte. Na Umei Pituchinha foram construídos novos espaços, como a Unidade de Alimentação e Nutrição, o berçário, as salas para as turmas de um e dois anos e banheiros. Além disso, a unidade passou por reformas para garantir a acessibilidade das crianças. Em todo o trabalho de ampliação da Umei, a Prefeitura investiu R$ 523 mil. A região Noroeste conta atualmente com oito Umeis e duas escolas que também atendem crianças de zero a cinco anos.

O prefeito Marcio Lacerda afirmou que a avaliação da educação infantil em Belo Horizonte tem sido muito positiva e que é importante investir na qualidade do ensino para as crianças. “É impossível termos daqui a alguns anos uma cidade boa de se viver se não cuidarmos das crianças daqui. É preciso enxergar a cidade através dos olhos daqueles que mais precisam”, disse. Marcio explicou que a educação de Belo Horizonte se baseia em três principais linhas de trabalho: a melhoria da qualidade do ensino, a expansão do Programa Escola Integrada e a expansão da Educação Infantil, que contou com 19 novas unidades desde 2009. “Já inauguramos 19 Umeis desde 2009 e pretendemos atingir 45 inauguradas até o fim de 2012”, afirmou.

Ensino de qualidade
Secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo disse que a inauguração da Umei Pituchinha é uma garantia da educação para mais 440 crianças. “Estamos garantindo a educação para um número cada vez maior de crianças. Para um planejamento a longo prazo, é fundamental oferecer um ensino de qualidade para as crianças e é isso o que a Prefeitura tem feito”, afirmou. Para Macaé, a educação pública tem como principal característica um atendimento amplo, que oferece a mesma oportunidade a todos.

Mariluci Guimarães, diretora da Umei Pituchinha, disse que a inauguração da unidade é a concretização de um antigo sonho da comunidade lembra que a nova Umei conta com uma estrutura moderna, merenda saudável e balanceada e educadoras qualificadas. Para Mariluci, as Umeis que existem na cidade são a prova de que Belo Horizonte oferece um ensino infantil de qualidade. “Estamos provando que a educação infantil de qualidade deve e pode ser oferecida pelo poder público. A sintonia entre o Governo Municipal e a Educação é visível aos olhos de todos, diante das melhorias que vêm sendo conquistadas nos últimos anos”, disse.


Kit Escolar 2011

Os alunos da Umei Pituchinha já contam com os novos kits escolares. Com o início das aulas, cada estudante da Rede Municipal de Educação recebe seu kit, que contém, em média, 13 itens, entre mochila, cadernos, lápis, borrachas, agenda, livros de literatura e brinquedo pedagógico, todos produzidos com material reciclado. Foram investidos R$ 11 milhões na aquisição de 229 mil kits escolares, que são entregues diretamente pelas escolas aos alunos ou aos responsáveis pelas crianças menores. Os kits são entregues também às crianças das instituições conveniadas. Para contemplar as diferentes faixas etárias, são preparadas seis versões de kits escolares: para os três ciclos do Ensino Fundamental, Educação Infantil (duas versões de zero a 3 anos e de 3 a 6 anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Kênia Santiago, mãe da Gabriel Santiago, de 3 anos, aluno da Umei Pituchinha, conta que a distribuição dos kits facilita muito a vida da família, que tem muitas despesas no início do ano e podem, pelo menos, economizar no material escolar dos filhos. Segundo Kênia, a existência da Umei na comunidade é um conforto para ela, que tem o filho estudando perto de casa e sendo muito bem tratado pelas educadoras da unidade. “Gabriel tem alguns problemas de saúde e todas as professoras da escola são muito atenciosas com ele. Isso me deixa tranquila na hora de deixar ele aqui”, afirmou.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE - 2007 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Av Afonso Pena, 1212 - 30130-908 - Belo Horizonte MG Geral: 156 Fax: 31 3224-3099